UA-85145501-1

Resenha #3: Fangirl | Rainbow Rowell

Em 09.10.2014   Arquivado em livros, resenha

Nome: Fangirl
Editora: St. Martin’s Griffin (Aqui no Brasil foi publicado pela Novo Século)
Páginas: 448
Autora: Rainbow Rowell

Sinopse: Cath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas para Cath, ser fã é sua vida – e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série; está sempre antenada aos fóruns; escreve uma fanfic de sucesso; e até se veste igual aos personagens na estreia de cada filme. Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar. Ela não quer isso. Em sua fanfiction, um verdadeiro refúgio, Cath sempre sabe exatamente o que dizer, e pode escrever um romance muito mais intenso do que qualquer coisa que já experimentou na vida real. Mas agora que as duas estão indo para a faculdade, e Wren diz que não a quer como companheira de quarto, Cath se vê sozinha e completamente fora de sua zona de conforto. Uma nova realidade pode parecer assustadora para uma garota demasiadamente tímida. Mas ela terá de decidir se finalmente está preparada para abrir seu coração para novas pessoas e novas experiências. Será que Cath está pronta para começar a viver sua própria vida? Escrever suas próprias histórias?

 

Eu escrevo fanfic – Escrever contos ou romances com os personagens que você gosta, podem ser de animes, séries, mangás, livros, filmes ou história em quadrinhos, dando continuidade ou mudando totalmente o desfecho proposto pelo enredo oficial . Portanto, ao saber que livro trataria um pouco desse assunto, fiquei curiosa, li a sinopse pela internet, me apaixonei pela simplicidade da capa e pelas cores, mas só agora consegui uma grana para comprá-lo. 

 

 

 

Cath e Wren são irmãs gêmeas que foram abandonadas por sua mãe quando eram crianças e foram criadas pelo seu pai. Elas sempre foram muito unidas e faziam praticamente tudo juntas, até que os anos passam e Wren opta por ir a faculdade e Cath, como é muito apegada à irmã, a acompanha. Mas Wren decide que não quer ter sua irmã como sua roommate, dizendo que “as duas são gêmeas, mas não nasceram coladas” e a deixa de lado para enfrentar e viver essa nova fase. 


Wren sempre foi a mais social, e Cath a mais introvertida e dependente da irmã. Enquanto Wren tinha inúmeros amigos, o círculo social de Cath se limitava a Reagan (sua nova roommate), Levi (amigo de Reagan) e Nick (seu parceiro de estudo de uma das disciplinas). Quando ela não precisava interagir com nenhuma dessas três pessoas, Cath aproveitava para escrever novos capítulos da sua fanfiction super famosa de Simon Snow, sua série de livros favoritas (Dá a entender que Simon Snow é na verdade Harry Potter). 

O livro fala sobre o universo das fics, mas também fala sobre amadurecimento, família, escola, garotos…Acompanhamos Cath nessa nova fase de sua vida, cheia de medos e insegurança e como ela passa por tudo isso, assim como muitas garotas tímidas – eu me incluo nesse time-. Pra ela é mais fácil escapar pra esse mundo de ficção que lidar com os problemas do dia a dia (A mãe que as abandonou, o pai que ficou sozinho e com alguns problemas e a irmã, que se revelou outra pessoa desde que entrou na faculdade)  
Antes de cada capítulo, temos fragmentos de um dos livros do Simon Snow ou de uma das fanfics super famosas de Cath, que já nos prepara para o tom que terá cada um deles. É ótima a maneira com que a autora escreve o livro, pois nos faz sentir parte dele, e nos identificarmos com Cath ou qualquer um dos personagens, e a dificuldade de se separar do livro ou do fandom, e escrever nossa própria história.

5 estrelas!! A leitura é simples e dá vontade de não parar de ler. Recomendo!!