UA-85145501-1

Yu Yu Hakusho!!

Em 16.10.2014   Arquivado em Anime/Mangá

“Não conheci o outro mundo por querer!” Essa é a frase clássica de Yusuke Urameshi, protagonista de uma das séries de anime/mangá que marcou uma década. Escrito e desenhado pelo mangaka Yoshihiro Togashi, Yu Yu Hakusho chegou no Brasil com a animação em meados de 1995/1996, na extinta Rede de TV Manchete com 112 episódios. O mangá foi lançado de 2002 à 2004 em 38 edições pela JBC. Agora ela relança, em Outubro de 2014, com novo formato.


A série conta a história de Yusuke Urameshi, um bad boy que morreu atropelado ao tentar salvar uma criança. Como seu ato foi inesperado por todos, principalmente pelo Mundo Espiritual, Yusuke teve a chance de voltar a viver quando decidiu salvar uma amiga de infância em troca de seu retorno ao Ningenkai. Mas isso tinha uma condição: Se tornar um Detetive Sobrenatural, se dedicando a combater os demônios e monstros do Mundo das Trevas que venham a se infiltrar no Mundo dos Homens.

No decorrer conhecemos os personagens principais da série: Kazuma Kuwabara, colega de colégio de Yusuke, com quem disputava brigas de rua, mas logo ambos viraram melhores amigos após a morte de Yusuke, e que, no começo da série, é gamado na Botan; Botan, guia do mundo espiritual que auxilia Yusuke em suas batalhas; Shuuichi Minamino – Kurama – É um youkai-raposa que foi ferido por um caçador do mundo espiritual e, já fraco, reencarnou no corpo de uma criança. Quando se recuperou plenamente, desistiu da ideia de fugir pois percebeu que amava sua mãe humana. Ele manipula plantas e usa um chicote criado a partir de rosas como arma; Hiei um demônio de fogo classe D que acaba lutando contra Yusuke no começo da série e se junta a ele, se tornando amigos. Seu poder é o Jagan (terceiro olho); Keiko Yukimura, humana e amiga de infancia de Yusuke, é a única pessoa capaz de controlá-lo, pois o amor que ambos sentem um pelo outro faze com que isso aconteça. Quando está furiosa tem o costume de desferir fortes tapas que deixam enormes marcas vermelhas nos rostos das pessoas, inclusive em Yusuke; Genkai é uma lendária mestra de arte-marciais, conhecida no Ningenkai e no Makai. Séculos atrás ela e Toguro Ototo eram namorados e companheiros de equipe, e juntos participaram do Torneio das Trevas. Depois de vencer o torneio, Toguro resolve se tornar um monstruo, enquanto Genkai voltou para o mundo humano, criando uma divisão em seu relacionamento. Ela é morta durante o torneio depois de um poderoso golpe de Toguro dia antes da final, e posteriormente foi trazida de volta após o termino da competição. No final, Genkai morre por causa da velhice, deixando seu vasto conhecimento em batalha para Yusuke e seus amigos.


Temos também Koenma, que é o filho do rei do mundo espiritual, Enma Daiyou, ele é responsável por julgar aqueles que morrem decidindo para aonde suas almas deveram ir, basicamente é quem controla o mundo espiritual. Koenma propõe a Yusuke uma oportunidade de voltar a sua antiga vida, mas teria que salvar seu corpo de um fogaréu e depois receber um beijo de um humano (Keiko) para voltar a vida, ele é quem passa as missões para Yusuke como um agente espiritual; Yukina é a irmã mais nova de Hiei. Tem cabelos verde-água, olhos brilhantes e um jeito tímido. Kuwabara sente uma forte atração por ela e paga os melhores micos para conquistá-la; Shizuru Kuwabara, a irmã mais velha de Kazuma Kuwabara, os dois vivem brigando, principalmente quando se trata dos estudos.Ela também é uma fumante e alcoólatra e, assim como Kuwabara, também é sensitiva, podendo pressentir se algo ruim esta para acontecer, e também sentir a energia dos demônios .



É dividido em quatro sagas: Detetive sobrenatural, Torneio das Trevas, Portão do Inferno e Makai – Saga dos três reis. A primeira mosta como Yusuke se torna um detetive espiritual e mostra seus primeiros casos; A segunda é, como o próprio nome diz,  sobre o Torneio das Trevas, para o qual Yusuke é desafiado por Toguro. Yusuke aceita o desafio e entra no torneio ao lado de Hiei, Kurama, Kuwabara e Genkai; A terceira envolve Shinobui Sensui, ex detetive que quer romper a barreira que separa ambos os mundos, para que os demonios invadam o mundo humano; E a última, Yusuke vai até o Makai para encontrar seu pai. Quando este morre e o Makai se encontra em desequilíbrio, Yusuke organiza um torneio para decidir quem será o Rei Supremo do Makai, tendo poder de governo até a próxima disputa que ocorre de três em três anos…

No anime existem muitas referencias a jogos eletrônicos, bandas, animes e filmes, afinal Togashi é fã de videogames e de rock. 

Logo no começo do anime, quando Yusuke e Kuwabara vão se encontrar pela primeira vez com Genkai, vemos vários personagens do game Street Fighter, como Zangief, Dhalsin, E. Honda, entre outros. Os fãs de Hokuto no Ken também devem ter percebido que Kaioh foi homenageado como sendo Bui, do Time Toguro. Alem da marca na testa, tem também a pesada armadura com ornamentos semelhantes aos dos samurais.
O time Gorenja é uma clara referência ao Super Sentai, especificamente ao Goranger. Os nomes (Akarenja, Aorenja, Momorenja, Kirenja, Midorenja) são relacionados à cores e cada um usa a vestimenta da cor correspondente. Metallica e Megadeth são duas das bandas favoritas de Togashi, que as homenageou dando o nome da banda favorita de Kuwabara como Megallica.  Togashi começava seu namoro com Naoko Takeuchi, criadora de Sailor Moon. Por querer homenageá-la, possivelmente, (e ganhar uns pontinhos com a moça), vestiu Koenma de Tuxedo Mask durante o torneio do Makai.



A dublagem de Yu Yu Hakusho foi uma das melhores da época. Eles tinham a liberdade para adaptar algumas frases e trouxeram totalmente para o nosso tempo, as gírias. Estas então foram muito usadas por Marco Ribeiro, o dublador do Yusuke, e ficaram marcadas para todos os fãs de YYH, como “você é grande mas não é dois eu sou pequeno mas não sou metade”, Tô na área, se derrubar é pênalti!”, “Rapadura é doce, mas num é mole não!”, entre outras.

As músicas também foram ótimas. Ficavam na cabeça e são bem fáceis de lembrar, com um ritmo e melodia maravilhosos, sem falar na letra.  Abaixo, a abertura! 😀

Peço desculpas novamente por me alongar, mas esse anime marcou uma geração, então tinha mesmo muita coisa pra falar!! Espero que tenham gostado e coloquem nos comentários os que mais gostaram sobre o anime!!
Beijinhos e até a próxima!!