UA-85145501-1

Caderno x Fichário

Em 22.01.2017   Arquivado em dicas

É o embate que todas as estudantes possuem na hora de comprar o material escolar/de faculdade. Qual escolher?

Prós do Caderno: Você pode ter vários, um para cada matéria. Além de inúmeras capas, existem diferentes tamanhos – pequenos, médios, grandes e os moleskine. Outro ponto positivo é que, nos cadernos, as folhas ficam fixas. Então, não acontece de perder algumas ou de esquecer com algum colega.

Contras do Caderno: Tem que levar ele todo quando for estudar na casa de algum colega ou na biblioteca, as vezes é pesado de carregar (no caso do grande) e, para acrescentar mais informação nas folhas é bem mais complicado, mesmo você usando Post-its, como eu faço.

Prós do Fichário: A organização das folhas é completamente livre! Dá para adicionar conteúdo novo e tirar material antigo a qualquer hora. Já quando for estudar na casa da amiga, é só levar os papéis que interessam.

Contras do fichário: Talvez você ache o fichário um pouco pesado. Ele também tem poucas chances de caber na sua mochila. (no caso do grande, agora existem pequenos justamente por conta desse problema). Mesmo assim, é preciso levá-lo nas mãos ou nos ombros, com uma alça. E se você não for nota 10 no quesito organização, pode perder folhas ou misturar as matérias de vez em quando.

 

Mas existe também a fusão de ambos, chamado Caderno Fichário (a venda no mercado livre e em papelarias);

Ele é absolutamente igual a um caderno, mas em vez de ter o argolado em toda a extensão, possui apenas quatro grandes argolas, como as de um fichário. Você pode usar suas folhas de fichário nele, falando nisso.

É super prático, mas as argolas tem cara de quebrar fácil, então é bom ter bastante cuidado. Além do mais não tem muita proteção para as folhas, então elas amassam fácil caso você coloque-o desajeitadamente na mochila ou pegue chuva. E não é muito prático pra tirar as folhas, então vira e mexe você rasga um pouco onde ele tem o espaço para por as argolas.

 

Como agora eu faço EAD, uso só um caderno de 1 matéria ou de 10 matérias, a depender da quantidade de disciplinas que eu pretendo pegar a cada semestre.

Já usei mto fichário na escola, e no começo da faculdade também, mas não deu muito certo. Me enrolava com as folhas, emprestava-as pra colegas e eles não me devolviam, então muita das vezes ficava com matéria faltando, além de geralmente bater preguiça de levar o fichário. E, quando usei o caderno fichário, ele ficava bem amassadinho e uma vez pegou um pouco de chuva sem querer….nunca mais foi o mesmo com o amassado na capa traseira dele.

Então, meu preferido ficou sendo Caderno mesmo.

E pra vocês, qual é o melhor? Deixem nos comentários. Beijos!!

Facebook | ♥ Twitter | ♥ Instagram: @andressawaleska